sexta-feira, 18 de junho de 2010

TEMPERO CHIMICHURRI

Olá! Hoje estou inspirada para falar de culinária....rsss
No post anterior mencionei um tempero que até há pouco tempo era novidade para mim: o CHIMICHURRI.  Eu o experimentei pela primeira vez através  da minha mãe, que por sua vez o conheceu através da minha cunhada que é muito boa cozinheira
Pois bem, fui atrás de maiores informações sobre ele e vou postar aqui para vocês.
Ele é muito utilizado para churrasco, como vocês lerão nas informações extraídas do wikipedia, porém eu o utilizo para temperar feijão, carne de panela (hummm, fica muito bom!) e outras "cositas" mais.
Ele pode ser encontrado pronto em supermercados e  casas especializadas. Pode ser preparado também, pois são utilizados vários ingredientes desidratados no preparo.
Vale a pena experimentar, apesar de ser de  origem argentina....rssss Pelo menos nisso nossos hermanos tem bom gosto!! Brincadeirinha!!  Apesar de não conhecer muito, sei que a culinária argentina também é muito rica. O churrasco argentino dizem que é sem igual.
Mas, voltando ao assunto "tempero", vejam a foto:


O chimichurri é um molho à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moida, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas.
O molho é tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.
Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.
Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), recomenda-se não deixar a carne mais de duas horas, caso contrário o sabor do molho se sobrepõe ao sabor da carne.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chimichurri

Um grande abraço!!

2 comentários:

Simone Scharamm disse...

Oi, Ritíssima,
Prazer em conhecê-la!
Vim retribuir a visita e gostei de ver as suas artes e ideias de jantares temáticos(ficaram lindos!)Parabéns!
Beijos! Fica com Deus.

Laurinda80 disse...

Obrigada Simone!!! Fiquei muitos feliz com sua visita, és muito talentosa!! Amei!! Bjs